Varizes Pélvicas 

De uma forma bem popular, poderíamos dizer que são varizes localizadas dentro da barriga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flebografias

VARIZES PÉLVICAS:

 

São dilatações varicosas na pelve que ocorrem principalmente ao lado do ovário, conforme demonstra a flebografia (Exame tipo Raio x com contraste) acima.

A imagem referida demonstra refluxo através da veia gonadal causando dilatação das veias ao lado do ovário. Este aumento da pressão venosa na pelve, pode colaborar para o aparecimento de varizes em região vulvar, perineal, coxas, glúteos e pernas devido a transferência de refluxo da pelve para estas regiões.

 

Quais são os principais sintomas?

 

Dor e sensação de peso na pelve com piora no período menstrual. Muitas pacientes referem sensação parecida com gravidez; inchaço na barriga; menstruação acompanhada de muita cólica; dor após as relações sexuais; dor lombar e constipação intestinal.

 

Como é feito o diagnóstico?

 

Através da anamnese, exame clínico e exame de imagem (ultrasonografia transvaginal com Doppler Colorido), sendo importante a avaliação das veias do ligamento largo ou plexo venoso ovariano.

Ao identificar estas varizes, as mesmas deverão ter sua dilatação medida. As dilatações varicosas maiores deverão ser medidas no “modo B” do ultrason, colocando-se a seguir o efeito Doppler Colorido com o objetivo de registrar o refluxo venoso.

 

 

Existem outras doenças que podem estar associadas a Varizes Pélvicas?

 

Acredito que sim, já que em minha experiência profissional tenho observado com freqüência em portadoras de varizes pélvicas, o relato de endometriose, doenças mamárias, doenças da tireóide, tromboses venosas, doenças ovarianas e constipação intestinal.

 

Qual a relação entre distúrbios hormonais e Varizes Pélvicas ?

 

A dilatação varicosa ao lado do ovário retém hormônio e a conseqüência imediata é a dilatação das veias pélvicas. Desta forma, a paciente apresenta sensação de congestão pélvica (“sensação de barriga cheia”).

Além disso, causa dores e sensação de peso nos membros inferiores, principalmente no período menstrual. Chegando ao ponto de muitas mulheres não conseguirem ficar de pé por muito tempo, tendo que sentar-se para aliviar a sintomatologia.

 

A presença de Varizes Pélvicas pode exercer influência em doenças raras como: Lupus, Artrite reumatóide, Esclerodermia e Arterite de Takayassu?

 

Embora não haja estudos suficientes que comprovem, muitas pacientes portadoras destas doenças apresentam sintomas de Varizes Pélvicas, o que sugere que se faça uma investigação (exame) através da realização de uma Ultrasonografia Transvaginal com Doppler Colorido para comprovar.

 

É verdade que a Constipação Intestinal é mais freqüente em mulheres? Como a presença de Varizes Pélvicas pode estar relacionada a este problema?

 

Muitas pacientes do sexo feminino têm relatado melhora significativa na Constipação Intestinal após realizarem tratamento de Varizes Pélvicas. 

 

Toda paciente portadora de câncer de mama, trombose venosa, doenças da tireóide deveria ser submetida à investigação de Varizes Pélvicas?

 

Na minha opinião sim, pois esta ação beneficiaria muitas pacientes que tem o problema e não sabem. As dilatações varicosas pélvicas retém hormônios e isto pode ou não contribuir para o desenvolvimento de outras doenças. A investigação e o exame são simples, não possuem altos custos e em caso de confirmação diagnóstica, podem permitir o beneficio com o tratamento, melhorando muito a qualidade de vida destas pessoas.

 

Como tratar varizes pélvicas ?

 

Nós tratamos com embolização, ou seja,  introduzimos um catéter pela veia e ao chegar às varizes pélvicas colocamos espuma e molas metálicas.

 

 

Central de Marcação de Consultas:

Centro: Rua Alcindo Guanabara, 25 sala 1304 - Cinelândia - Rio de Janeiro
Madureira: Estrada do Portela Nº99 - sala 825 - Polo I - Rio de Janeiro

Tels: (21) 3350-2711, 2452-5739 ou 970393359

 

 

Dr. Kennedy Gonçalves Pachêco

CRM: 5251378-4

 

Copyright © 2016 Todos os direitos reservados.

Atendimento: Particular e Convênios Bradesco Saúde, Sul América Saúde, Real Grandeza, Petrobrás, Assefaz, Caberj, Caberj Integral, Caberj Prefeitura, Cedae-CAC, Cepel (Eletrobrás), Caurj, Capesaúde, AGF Allianz Saúde, Mediservice, Skill, Cassi (Banco do Brasil), Funcef, Gama Gestão, Ipalerj, Geap, Porto Seguro, Appai, Assist, Assim Saúde,  Pames, Fapes (BNDES), Correios, Camarj , Memorial Saúde e pelo processo de Reembolso  (Unimed, Amil, Dix, Golden Cross, Intermédica e outros convênios).

 

Visite nossa página (Consulta Médica Social) caso possua baixa renda,
 esteja desempregado ou não tenha Plano de Saúde.

 

Agende sua consulta direto pelo site do doctoralia no link abaixo!
+info: http://www.doctoralia.com.br/medico/pacheco+kennedy-14852881

Email do consultório: consultasdrkennedy@hotmail.com